Tocando Agora: ...
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Banco do Nordeste premia agricultores familiares em Salvador

Publicada em: 06/12/2025 08:58 -

Na manhã desta sexta-feira, 5, o Banco do Nordeste realizou a entrega dos Prêmios de Agricultura Familiar e Microfinanças Rural na Bahia. O reconhecimento aos sete clientes premiados nessa edição aconteceu no auditório do Sebrae, no Costa Azul, e contou com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Wanger Alencar.

Ivanete Ferreira, produtora agroecológica de Barro Alto; Robson Almedia, produtor de maracujá e de flores do deserto, em Santa Terezinha; Edna Almeida, que cultiva hortaliças, em Conceição do Coité, e Júlio Nascimento, produtor de leite de Euclides da Cunha foram os premiados do microcrédito rural, Agroamigo, nas categorias empreendedorismo feminino, inovação e tecnologia, sustentabilidade e Crescer com o Agroamigo. Pela Agricultura Familiar, Regiane Reis, queijeira de Casa Nova, foi a selecionada em empreendedorismo feminino, José Carlos Mendonça, produtor de mandioca de Cruz das Almas, e Gildásio Farias, produtor de cebola, frutas e hortaliças, em Barra do Mendes, foram os selecionados.

O presidente do Banco do Nordeste, Wanger Alencar, destacou a importância dessa premiação para demonstrar o impacto das ações do BNB na vida das pessoas. "O presidente Lula costuma dizer que pouco nas mãos de muitos transforma a sociedade. Foi isso que vimos aqui hoje. O crédito direcionado e orientado na agricultura familiar transformando a vida desses baianos que nos emocionaram contando um pouco das suas histórias", pontuou o presidente.

Participaram da cerimônia os superintendentes Pedro Lima Neto, do Banco do Nordeste na Bahia, Luiz Sérgio Farias Machado, de agronegócio e microfinanças rural e do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, representantes do Governo da Bahia, do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (MDA), parceiros e clientes. Para o superintendente estadual, Pedro Lima Neto, o momento é de celebração e de reconhecimento da importância desse setor: "Esse evento é sempre emocionante porque mostramos como esses agricultores familiares possuem  grandes projetos, eles que são tão importante para a alimentação do do nosso estado, em um estado que é o maior em agricultura familiar do país", destacou o superintendente. 

Os premiados foram escolhidos por meio de comissão formada por membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/BA), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares da Bahia (Fetag), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). 

Agroamigo

O Agroamigo possui 20 anos de atuação como um programa voltado ao desenvolvimento dos empreendimentos rurais. Ao longo desses anos, ele tem fornecido orientação financeira aos pequenos agricultores familiares, contribuindo para o crescimento e fortalecimento desse público.

O apoio creditício se dá por meio de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que podem ser utilizados para diversas finalidades como custeio agropecuário, investimento, aquisição de máquinas e equipamentos, implementação de sistemas de energia solar, entre outras.

Os agricultores clientes do Agroamigo são atendidos para desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural e artesanato.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...